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Comissões e Grupos de Trabalho

 

A Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI), por seu caráter estratégico e articulador entre as diversas unidades da Instituição, coordena e/ou participa de diversas comissões e grupos de trabalho, voltados ao desenvolvimento da UFSCar em seus diversos aspectos organizacionais.

A seguir uma lista dos trabalhos de que a unidade participou a partir do ano de 2010.

 

Permanentes


seta.png Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPADoc)

[2014-Permanente]

A CPADoc foi instituída pela Portaria GR nº 890/14, de 11 de setembro de 2014, e tem a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no âmbito da atuação institucional, tendo em vista a identificação dos documentos para guarda permanente e eliminação dos destituídos de valor.

Presidente: Ligia Leite Castelli (SPDI)

 

Atuais


seta.png Câmara Técnica de Metadados (CTM)

[2016-Atual]

Câmara Técnica de Metadados foi instituída pela Portaria GR nº 1.784/16, de 13 de junho de 2016, e tem as responsabilidades de orientar sobre o sistema de coleta e divulgação de metadados e itens, por meio da elaboração de manuais e tutoriais, garantindo a qualidade destes; desenvolver e implantar os conteúdos do Repositório Institucional da UFSCar; manter o conjunto de dados atualizados e organizados, servindo como garantia de sua guarda e preservação digital; e avaliar os casos de inclusão de metadados e de itens digitais não especificados na política do RI/UFSCar.

Coordenação: Profa. Dra. Carolina Simionato

 

seta.png Comissão Permanente de Publicações Oficiais e Institucionais (CPOI)

[2016-Atual]

Comissão Permanente de Publicações Oficiais e Institucionais foi instituída pela Portaria GR nº 1.752/16, de 16 de maio de 2016, e tem as responsabilidades de construir e implementar a política editorial das publicações oficiais e institucionais da UFSCar, impressas ou eletrônicas, ampliando-a gradualmente, mediante realização de estudos e atendimento das demandas que forem apresentadas pela comunidade universitária, de forma a abranger a diversidade documental produzida na Universidade; e colaborar no planejamento, preparação de originais e/ou edição de publicações institucionais técnico-administrativas, em conjunto com a unidade proponente, bem como ser responsável pela produção daquelas de interesse da Administração Superior da UFSCar.

Presidente: Luzia Sigoli Fernandes Costa (SPDI)

  

seta.png Comitê de Produção de Publicações Técnico-Administrativas (CoPTA)

[2016-Atual]

Comitê de Produção de Publicações Técnico-Administrativas foi instituído pela Portaria GR nº 1.752/16, de 16 de maio de 2016, e tem as responsabilidades de colaborar na elaboração de publicações técnico-administrativas propostas pelas unidades da UFSCar; e produzir publicações institucionais técnico-administrativas, de interesse da administração superior da UFSCar.

Presidente: Luzia Sigoli Fernandes Costa (SPDI)

 

seta.png Grupo de Trabalho para elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável 

[2016-Atual]

Grupo de Trabalho instituído pela Portaria GR n° 1827/16, de 18 de julho de 2016. A comissão interna para elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) de que trata o art. 16 do Decreto 7.746/2012 foi consituída como parte da ação conjunta entre as unidades mais diretamente envolvidas com as questões de sustentabilidade na UFSCar. A comissão irá elaborar o PLS considerando quatro itens principais: 1. atualização do inventário de bens e materiais do órgão e identificação de similares de menor impacto ambiental para substituição; 2. práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços; 3. responsabilidades, metodologia de implementação e avaliação do plano; e 4. ações de divulgação, conscientização e capacitação.

Presidente: Érica Pugliesi (SGAS)

 

seta.png Grupo de Trabalho para proposta de elaboração da Política de Gestão de Riscos e constituição do Comitê de Governança, Riscos e Controles

[2016-Atual]

Grupo de Trabalho instituído pela Portaria GR 1828/16, de 18 de julho de 2016. Atualmente existe uma acentuada tendência das organizações, inclusive públicas, em adotar uma abordagem de gestão, teórica e normativa, que incorpora a observância das situações de riscos. A abordagem de gestão de riscos pode ser eficiente para a Instituição, pois sua fundamentação teórica, metodológica e normativa permite estruturar um sistema para identificar e avaliar os riscos de modo a replanejar as ações antes da ocorrência de eventos prejudiciais.

Presidente: Wânia Recchia (AudIn)

 

seta.png Grupo de Trabalho para implantação de Sistema Eletrônico de Gestão Documental

[2016-Atual]

O Grupo de Trabalho, instituído pela Portaria GR nº 1.596/16, de 22 de janeiro de 2016, tem o objetivo de realizar estudos e diagnósticos a fim de propor soluções técnicas e tecnológicas para implantar e manter um Sistema Eletrônico de Gestão Documental para a UFSCar, que será um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos da instituição.

Coordenadora: Luzia Sigoli Fernandes Costa (SPDI)

Vice-coordenador: Ronildo dos Santos Prado (SIBi)

 

seta.png Grupo de Trabalho para estruturação do Cadastro Multifinalitário

[2015-Atual]

O Grupo de Trabalho, instituído pela Portaria GR nº 1.320/15, de 22 de junho de 2015, tem o objetivo de realizar estudos para a estruturação do cadastro multifinalitário da UFSCar, que será um sistema eletrônico para o registro dos elementos espaciais dos campi da instituição, incluindo informações de localização e descrição das estruturas edificadas em diversos níveis de detalhamento, com a finalidade de apoiar análises e ações que visem ao planejamento e desenvolvimento institucional.

Coordenadora: Luzia Sigoli Fernandes Costa (SPDI)

 

seta.png Grupo de Trabalho para a criação da Carta de Serviços ao Cidadão

[2015-Atual]

Carta de Serviços ao Cidadão é um instrumento de informação sobre os serviços oferecidos pela Universidade e como acessá-los. Além disso, aponta os compromissos e os padrões de atendimento estabelecidos pela Instituição. A Carta é prevista pelo decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009, do Governo Federal, que dispõe sobre do atendimento público prestado ao cidadão.

Coordenadora: Luzia Sigoli Fernandes Costa (SPDI)

Vice-coordenadora: Eliane Colepicolo (SeABD)

Mais informações

 

seta.png Grupo de Trabalho para elaboração dos Relatórios de Gestão

[2013-Atual]

O Grupo de Trabalho foi instituído pela Portaria GR nº 174/13, de 17 de abril de 2013.

Coordenadora: Luzia Sigoli Fernandes Costa (SPDI)

 

seta.png Conformidade dos Registros de Gestão da UFSCar

[2013-Atual]

A Portaria GR nº 084/13 designou servidor da SPDI como responsável pela conformidade, em 15 de fevereiro de 2013.

 

seta.png Assessoria de Planejamento Estratégico (AsPE)

[2013-Atual]

Criada pela Portaria GR nº 082/13.

 

seta.png Pesquisador Institucional

[2013-Atual]

O Portaria GR nº 027/13, de 15 de janeiro de 2013, designou a Profa. Dra. Luzia Sigoli Fernandes Costa como Pesquisadora Institucional da UFSCar.

 

seta.png Comissão de reestruturação do Portal UFSCar

[2013-Atual]

A comissão foi designada pela Portaria GR nº 005/13 e é composta por representantes da Reitoria, da Secretaria Geral de Informática (SIn) e da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).

Presidente: Mariana Nunes Ignatios

 

Finalizados


seta.png Grupo de Trabalho para a criação do Repositório Institucional

[2015-2016]

"Um repositório institucional (RI) pode ser definido como um conjunto de serviços a serem oferecidos pela Universidade para a gestão e disseminação de materiais criados pela Instituição e sua comunidade, que podem incluir documentos acadêmicos – como artigos, materiais didáticos etc. –, administrativos e, também, materiais relacionados à história e à memória institucional. [...]" (Blog da Reitoria, 2015). O grupo foi criado no dia 13 de fevereiro de 2015.

Coordenadora: Luzia Sigoli Fernandes Costa (SPDI)

Vice-coordenadora: Ariadne Chloe Mary Furnival (DCI)

Mais informações

 

seta.png Grupo de Trabalho para implantação do Assentamento Funcional

[2014-2015]

O Grupo de Trabalho tem o objetivo de definir diretrizes para a implantação do Assentamento Funcional Digital (AFD) junto à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe). "Assentamento Funcional Digital é um dossiê em mídia digital, composto por documentos funcionais, digitais ou digitalizados, considerado fonte primária das informações dos servidores [...]" (Ministério do Planejamento).

Coordenadora: Luzia Sigoli Fernandes Costa (SPDI)

 

seta.png Comissão para a padronização e atualização das Siglas Oficiais

[2013-2016]

A comissão foi designada pela Portaria GR nº 203/13 e trabalha com as siglas oficiais de todas as unidades da UFSCar.

Coordenadora: Luzia Sigoli Fernandes Costa (SPDI)

 

seta.png Grupo de Trabalho para a implementação da Lei de Acesso à Informação

[2012-Concluído]

O Grupo de Trabalho foi designado pela Portaria GR nº 1.338/12 e trabalha com a implementação da Lei de Acesso à Informação no âmbito da UFSCar.

Presidente: Alceu Gomes Alves Filho (SPDI) - até 18 de dezembro de 2012

Presidente: Luzia Sigoli Fernandes Costa (SPDI) - a partir de 18 de dezembro de 2012


seta.png Assessoria de Análise e Disseminação de Informações da Reitoria (AsADIR)

[2011-Extinta]

Criada pela Portaria GR nº 1.027/11.

 

seta.png Assessoria da Reitoria para Análise Estatística (AsRAE)

[2011-2014]

Criada pela Portaria GR nº 996/11.

 

seta.png Assessoria da Reitoria para o Planejamento e Desenvolvimento Institucional (AsRPDI)

[2010-2011]

Criada pela Portaria GR nº 701/10.