Você está aqui: Página Inicial Documentos Departamento de Desenvolvimento Institucional (DeDI)

Departamento de Desenvolvimento Institucional (DeDI)

 

Criado em 2014, o Departamento de Desenvolvimento Institucional (DeDI) está ligado à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) e tem como objetivo estabelecer a política arquivística na UFSCar. 

No ano de 2013, foram publicadas as Portarias MEC nº 1.224 de 18 de dezembro e nº 1.261 de 23 de dezembro, que recomendam a utilização do Código de Classificação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-Fim e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo nas Instituições de Ensino Superior (IES). Para atendimento a tais Portarias fez-se necessária a designação pela UFSCar de um servidor técnico-administrativo como Depositário do Acervo Acadêmico (DAA), fato ocorrido por meio da Portaria GR nº 787/14 de 12.06.2014.

O DAA participou de treinamento junto a instituições arquivísticas, como o Arquivo Nacional (AN) e seu Sistema de Gestão Arquivística de Documentos de Arquivo da Administração Pública Federal (SIGA), e participou de vários encontros em Brasília e no Rio de Janeiro.

A partir de então, a UFSCar nomeou uma Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (COPAD) para subsidiar as decisões relacionadas à eliminação de documentos arquivísticos e à política arquivística da Instituição. 

Na UFSCar, o DAA tem atuado junto a unidades acadêmicas que contam com acervos diversificados, entre eles,  documentais, museológicos, etc. Recentemente contribuiu para a realização do inventário dos documentos da extinta Faculdade de Direito de São Carlos (FADISC).

 

Trabalhos realizados (atualizado em Janeiro de 2016)


Responsável: Ligia Leite Castelli Ferreira

Localização: sala 7 junto ao prédio do METUIA, ao lado do prédio Anexo da Reitoria.

Telefone: (16) 3306-6852

E-mail: dedi.ufscar@gmail.com