Você está aqui: Página Inicial Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI

Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI

A Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais exerce a função de coordenar as atividades de elaboração e atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar.

pdi_color

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi finalizado no ano de 2004, e "[...] é a expressão de um intenso diálogo e da construção de consensos possíveis entre os diversos setores da comunidade universitária e a sociedade na qual está inserida, estabelecendo-se como instrumento orientador das ações e decisões institucionais em um horizonte que se estende por mais do que uma gestão.

Na elaboração do PDI, a Instituição enfrentou com êxito o desafio de aprender e promover a convergência possível e necessária para o seu desenvolvimento, respeitadas a diversidade e a divergência crítica próprias à comunidade UFSCar.

Na busca da qualidade e da consciência das propostas, foi mobilizada a riqueza de informações, a capacidade de análise e a criatividade espalhadas por todos que trabalham, estudam, se interessam e relacionam-se com a Universidade. O diálogo permitiu troca e aprendizagem entre as partes e, desse modo, a comunidade pôde compartilhar perspectivas convergentes. O foco comum potencializará resultados e multiplicará a capacidade da Instituição para atingir os seus objetivos." (Fonte: PDI-UFSCar).

Por destinar-se a guiar a Universidade em seu processo de desenvolvimento, o PDI possui caráter dinâmico e, por isso, passou por um processo de atualização.

"Iniciado em abril de 2011, o processo de atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar foi concluído no dia 22 de novembro de 2013, com a aprovação, pelo Conselho Universitário (ConsUni), da estrutura multicampi para a Universidade, elaborada a partir dos debates com a comunidade universitária realizada no âmbito dos Aspectos Organizacionais do processo de atualização." (Fonte: www.pdi.ufscar.br).

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar que se encontra cadastrado no sistema e-MEC estipula objetivos, estratégias e metas para um período de 5 anos (2013-2017), e relaciona as principais atividades a serem realizadas para que tais metas sejam atingidas nos prazos previstos. Portanto, difere do PDI-UFSCar utilizado pela própria Instituição, que define princípios e diretrizes para as áreas acadêmica, organizacional e físico-ambiental  que direcionam os processos decisórios.

Para maiores informações sobre PDI-UFSCar, clique aqui.