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A Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) é responsável por receber e responder às demandas do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) referentes à UFSCar. As informações de interesse são solicitadas aos setores responsáveis da instituição e enviadas ao cidadão pela SPDI.

 

seta.png e-SIC

e-sic.jpg

 

"O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Federal. O cidadão ainda pode entrar com recursos e apresentar reclamações sem burocracia" (Fonte: e-SIC).

 

A Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) é responsável pelo recebimento e encaminhamento das solicitações às unidades competentes, tendo a responsabilidade de resposta das mesmas.

 

Para solicitar informação, o cidadão deve possuir cadastro no sistema e, ao registrar o pedido de informação, deve indicar no campo "Órgão Superior / Vinculado" o nome da instituição a qual se destina o pedido.

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A Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI), com contribuições de outros setores da instituição, também realiza regularmente o preenchimento de dados nos sistemas eletrônicos, conforme solicitações do Governo Federal.

 

seta.png e-MEC

 logo e-MEC

"O e-MEC é um sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil. Todos os pedidos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, renovação e reconhecimento de cursos, além dos processos de aditamento, que são modificações de processos, serão feitos pelo e-MEC.

O sistema torna os processos mais rápidos e eficientes, uma vez que eles são feitos eletronicamente. As instituições podem acompanhar (pelo sistema) o trâmite do processo no ministério que, por sua vez, pode gerar relatórios para subsidiar as decisões" (Fonte: e-MEC).

 

A alimentação desse sistema é realizada pela Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) com a colaboração da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e das coordenações dos cursos.

 

Para visualizar as informações sobre a UFSCar cadastradas no e-MEC, clique aqui.

 

seta.png Censo da Educação Superior

CENSUP.png

 

"Anualmente, o Inep realiza a coleta de dados sobre a educação superior com o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor.

A coleta dos dados tem como referência as diretrizes gerais previstas pelo Decreto nº 6.425 de 4 de abril de 2008. O Censo da Educação Superior reúne informações sobre as instituições de ensino superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

Os dados são coletados a partir do preenchimento dos questionários, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) e por importação de dados do Sistema e-MEC. Durante o período de preenchimento do questionário, os pesquisadores institucionais (PIs) podem fazer, a qualquer momento, alterações ou inclusões necessárias nos dados das respectivas instituições. Após esse período, o Inep verifica a consistência dos dados coletados. O sistema do Censo é então reaberto para conferência e validação dos dados pelas IES.

Passado esse período de validação ou correção das informações prestadas pelas IES, o Inep realiza rotinas de análise na base de dados do Censo, para conferir as informações. Após essa fase de conferência, em colaboração com os pesquisadores institucionais, o Censo é finalizado. Os dados são divulgados e a Sinopse Estatística é publicada. Depois disso não pode mais haver alteração nas informações, pois passam a ser estatísticas oficiais." (Fonte: INEP).

 

A alimentação desse sistema é realizada pela Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) com a colaboração da Secretaria Geral de Informática (SIn).