Você está aqui: Página Inicial Planejamento

Planejamento

Desde 1992, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) elabora planos estratégicos para o período de quatro anos em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), cadastrado no e-MEC. Participam de sua concepção e atualização os membros da equipe gestora da universidade (reitor, vice-reitor, chefe de gabinete, prefeito universitário, pró-reitores, secretários gerais e diretores de unidades diretamente vinculados à reitoria).

O atual plano estratégico, concebido entre dezembro de 2012 e março de 2013, está estruturado em desafios definidos a partir de nove eixos temáticos que guardam correspondência com o PDI-UFSCar e com a Carta-Programa da gestão atual da universidade para o período de 2012 a 2016.

 

Quadro 1 - Eixos e temáticas do Plano Estratégico

Eixo Temática
Eixo 1   Processos de formação nas diferentes modalidades de ensino                      
Eixo 2 Produção e disseminação do conhecimento
Eixo 3     Processos avaliativos
Eixo 4 Internacionalização
Eixo 5 Acesso e permanência na universidade 
Eixo 6 Gestão de pessoas
Eixo 7 Crescimento e democratização
Eixo 8 Organização e gestão
Eixo 9 Gestão do espaço físico, infraestrutura e meio ambiente 

Fonte: SPDI.

 

O método de base para formulação e acompanhamento do planejamento estratégico tem origem no Planejamento Estratégico Situacional (PES), que ao longo dos anos vem passando por adaptações e simplificações visando à obtenção de planos adaptáveis aos contextos interno e externo à FUFSCar.

Cada desafio proposto é decomposto em ações, para as quais são definidos responsáveis, datas de início e término, resultados esperados, indicadores de desenvolvimento e unidades colaboradoras.

 

Para visualizar o Plano estratégico da gestão 2012-2016, clique aqui.