Desenvolvimento Institucional
O Departamento de Desenvolvimento Institucional (DeDI) foi instituído pela Portaria GR nº 633/93, no contexto da reestruturação da Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (SPDI), consolidando e formalizando o conjunto de atividades que desempenha.
Sua missão é promover a otimização da estrutura organizacional da UFSCar, orientando as unidades administrativas e acadêmicas, monitorando a execução das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e disponibilizando dados institucionais a órgãos públicos e privados.
Entre suas principais atribuições, destacam-se:
- Apoiar a SPDI no desenvolvimento de programas e projetos institucionais;
- Acompanhar as adequações das estruturas organizacionais que compõem a macroestrutura da UFSCar, registrando-as no Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (SIORG);
- Analisar, em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe), a adequação das funções setoriais e propor alterações quando necessário;
- Elaborar pareceres sobre Projetos de Desenvolvimento Institucional (ProDIn), que envolvem iniciativas de natureza infraestrutural, material e laboratorial;
- Acompanhar a elaboração e revisão do PDI, bem como monitorar a execução das ações pelas unidades responsáveis;
- Levantar dados relacionados a indicadores institucionais e encaminhá-los ao Tribunal de Contas da União (TCU);
- Consolidar, em parceria com a Secretaria Geral de Informática (Sin), os dados institucionais para o Sistema do Censo da Educação Superior (Censup/INEP-MEC);
- Realizar auditorias nos dados informados pelas universidades federais ao Censup;
- Promover, sob demanda, oficinas de Planejamento Estratégico Setorial;
- Levantar dados para elaboração de indicadores institucionais destinados ao TCU;
- Disponibilizar informações institucionais para rankings universitários e guias publicados por editoras e jornais, em colaboração com o Departamento de Informações Institucionais (DeInfo/SPDI).