Comitê de Riscos
Comitê de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos (CGIRC/UFSCar)
O Comitê CGIRC foi instituído pela Portaria GR nº 5819/2022 (SEI 0785938) [link externo] para fortalecer a governança institucional, promover a transparência e aprimorar a gestão de riscos na UFSCar, em conformidade com o artigo 23 da Instrução Normativa MP/CGU nº 01/2016 e a Política de Gestão de Integridade, Riscos e Controles (PGIRC-UFSCar) (SEI 0787140) [link externo]. O comitê exerce papel estratégico ao apoiar a administração da Universidade, garantindo que a gestão de riscos esteja alinhada aos objetivos institucionais e às melhores práticas de governança pública.
Principais atribuições do CGIRC:
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Acompanhar e avaliar a implementação das diretrizes de gestão de riscos;
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Propor melhorias nos processos internos;
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Monitorar a conformidade institucional e garantir o cumprimento das normas;
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Fomentar uma cultura organizacional baseada na integridade e no controle interno.
 
Até 2024, o CGIRC realizava reuniões anuais. A partir de 2025, as reuniões passaram a ocorrer semestralmente, buscando uma atuação ainda mais efetiva no acompanhamento das ações relacionadas à integridade, riscos e controles internos.