Comitê de Riscos

Comitê de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos (CGIRC/UFSCar)

O Comitê CGIRC foi instituído pela Portaria GR nº 5819/2022 [link externo], com o objetivo de fortalecer a governança institucional, promover a transparência e aprimorar a gestão de riscos na UFSCar.

Sua criação está em conformidade com o artigo 23 da Instrução Normativa MP/CGU nº 01/2016 e com a Resolução ConsUni nº 78/2022, que trata da Política de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos (PGIRC), no âmbito do processo SEI nº 23112.105519/2019-30.

O CGIRC desempenha um papel estratégico no apoio à administração da Universidade, assegurando que a gestão de riscos esteja alinhada aos objetivos institucionais e às melhores práticas de governança pública.

Principais atribuições do CGIRC:

  • Acompanhar e avaliar a implementação das diretrizes de gestão de riscos;

  • Propor melhorias nos processos internos;

  • Monitorar a conformidade institucional e garantir o cumprimento das normas;

  • Fomentar uma cultura organizacional baseada na integridade e no controle interno.

Até 2024, o CGIRC realizava reuniões anuais. A partir de 2025, as reuniões passaram a ocorrer semestralmente, buscando uma atuação ainda mais efetiva no acompanhamento das ações relacionadas à integridade, riscos e controles internos.

    Relatórios e Documentos apreciados pelo CGIRC:

    • Inventário de Riscos Altos/Extremos nas UORGs até setembro/2023.
      Relatório que identifica os principais riscos acima do apetite a riscos da UFSCar, permitindo ações estratégicas para sua mitigação [link externo].
    • Relatório de Acompanhamento do Plano de Gestão de Riscos vigência 2023-2024.
      Documento que apresenta a avaliação e apreciação do Comitê CGIRC sobre a implementação e evolução das estratégias de mitigação de riscos na universidade [link externo].
    • Relatório Final da Comissão de Riscos (Relatório de Auditoria da CGU no. 905610/2021)
      Relatório final da Comissão para Assessoramento dos trabalhos de gestão de riscos para cumprir o Relatório de Auditoria da CGU no. 905610 e suas respectivas recomendações [link externo].