Governança de Riscos

A Governança de Riscos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está estruturada de acordo com as diretrizes e recomendações da Controladoria Geral da União (CGU), garantindo transparência, integridade e eficiência na gestão pública.

A responsabilidade pela gestão de riscos na UFSCar é do Departamento de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos (DIRC), que é vinculado à Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SDPI). O Coordenador de Riscos, para fins de atendimento às exigências da CGU, é o  servidor responsável pelo DIRC.

O DIRC tem como missão promover uma cultura organizacional baseada na transparência, no controle interno e na gestão proativa de riscos, assegurando que as boas práticas de governança sejam implementadas em toda a instituição.

Breve Histórico

O DIRC foi criado em novembro de 2018, por meio da Portaria GR Nº 3361, de 20/11/2018. Desde então, tem desempenhado um papel estratégico para fortalecer a governança institucional, garantindo que a gestão de riscos e a integridade pública sejam parte essencial dos processos administrativos da UFSCar.

Com o objetivo de apoiar os gestores da universidade, o DIRC atua nas seguintes frentes:

  • Identifica e gerencia riscos nos processos institucionais;
  • Planeja, coordena e orienta ações voltadas à Gestão de Riscos e Integridade Pública nos quatro campi da UFSCar;
  • Alinha os processos e riscos da gestão com os objetivos institucionais previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-UFSCar).

Atualmente, o DIRC está localizado no prédio anexo à Reitoria da UFSCar, contando com uma equipe dedicada à administração da integridade, riscos e controles internos da universidade. O DIRC trabalha em parceria com todas as unidades organizacionais da UFSCar, promovendo ações preventivas, capacitações e implementação de metodologias eficazes, garantindo a sustentabilidade e a integridade institucional.

Para fortalecer ainda mais a governança institucional, a UFSCar instituiu, em 2022, o Comitê de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos (CGIRC) [link]. O comitê CGIRC tem como finalidade promover a transparência, a integridade e a gestão eficiente de riscos.

Sobre o DIRC

Missão

Promover e aprimorar as ações de gestão de riscos, assegurando a integridade pública, a transparência das informações e a implementação de controles internos eficazes, contribuindo para o cumprimento da missão estratégica da UFSCar.

Visão
Ser referência no aprimoramento da gestão de riscos e integridade na UFSCar, consolidando-se como um setor essencial para o fortalecimento da governança e da excelência institucional.

Princípios e Valores

  • Profissionalismo – Atuar com proatividade, competência, ética e seriedade;
  • Simplificação – Realizar o trabalho de forma direta, objetiva e efetiva;
  • Integração – Unir esforços e compartilhar conhecimentos para alcançar objetivos comuns.

Equipe Responsável pelo DIRC

Adm. Felizardo Delgado – Coordenador
E-mail: feliz@ufscar.br        | Telefone: (16) 3351-8111

Adm. Tatiana Bianchini Pinheiro
E-mail: tatiana@ufscar.br  | Telefone: (16) 3351-9432