Censo da Educação Superior - INEP/MEC

O Censo da Educação Superior, instituído pela Lei 9.448/1997, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep [link externo], é o instrumento de pesquisa sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, bem como sobre seus alunos e docentes.

A partir dos registros do Sistema e-MEC, o Censo coleta informações sobre a infraestrutura das instituições de educação superior, vagas oferecidas, candidatos às vagas, matrículas, ingressantes, concluintes e docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

Conforme informa o Inep, a coleta realizada pelo Sistema Censup, tem o objetivo de oferecer informações estatísticas confiáveis, que permitam conhecer e acompanhar o sistema brasileiro de educação superior, subsidiar o Ministério da Educação com informações estatísticas para as atividades de acompanhamento e avaliação.

Para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), o Censo também cumpre papel estratégico: além de ser um instrumento de prestação de contas à sociedade, gera o indicador Aluno Equivalente, fundamental no cálculo da matriz orçamentária que orienta a distribuição pelo MEC dos recursos do Tesouro Nacional (RTN).

Na UFSCar, o Recenseador Institucional é Antônio Carlos Lopes da Silva (DeDI/SPDI), indicado pela dirigente máxima da universidade. Ele é responsável pela declaração e validação dos dados no sistema Censup, pela correção de inconsistências e pelo atendimento às demandas do Inep, assegurando a precisão das informações divulgadas.