Estrutura Organizacional

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), assim como sua unidade mantenedora (Fundação Universidade de São Carlos - FUFSCar), foi criada em 22 de maio  de 1968, pelo Decreto no 62.758, e atua em consonância com os seus princípios de universidade democrática, com ampla participação de sua comunidade de servidores e estudantes e, em alguns casos, da comunidade externa. A FUFSCar possui o Conselho de Curadores como órgão de natureza estritamente fiscal, ao qual compete a função de emitir anualmente parecer e encaminhar a tomada de contas ao Tribunal de Contas da União (TCU), bem como tomar conhecimento do relatório anual de atividades da UFSCar.

O Estatuto vigente da UFSCar, aprovado pela Portaria SESu no 984, de 29 de novembro de 2007, explicita que a estrutura da instituição é organizada em três níveis: superior, órgãos setoriais (ou intermediários) e constitutivos (ou de base).

Para o funcionamento das atividades-fim da universidade (ensino, pesquisa e extensão), suas atividades-meio se organizam em duas esferas: uma deliberativa e outra executiva. Nos três níveis de estrutura organizacional, as principais decisões são tomadas pelos órgãos colegiados deliberativos e são implementadas pelos órgãos executivos, de apoio e suplementares.

Órgãos Colegiados Deliberativos da UFSCar
No âmbito dos órgãos deliberativos, as decisões para execução da política geral da Universidade são tratadas pelo Conselho Universitário (ConsUni) - órgão deliberativo de nível máximo. No geral, cada Pró-Reitoria está ligada a um Conselho específico, responsável por deliberar sobre assuntos referentes a sua esfera de competência. O quadro de órgãos deliberativos é composto da seguinte forma:

Órgãos Colegiados Deliberativos Superiores:

Conselho Universitário (ConsUni) - órgão deliberativo máximo;
Conselho de Administração (CoAd);
Conselho de Graduação (CoG);
Conselho de Pós-Graduação (CoPG);
Conselho de Pesquisa (CoPq);
Conselho de Extensão (CoEx); e
Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE).


Órgãos Colegiados Deliberativos Intermediários:
• Conselhos de Centros (CoC).


Órgãos Colegiados Deliberativos de Base:

• Conselhos Departamentais (CD);
• Conselhos das Coordenações dos Cursos de Graduação; e
• Comissões dos Programas de Pós-Graduação.

Órgãos Executivos da UFSCar
Órgãos Executivos Superiores:

• Reitoria: órgão executivo máximo da UFSCar, ao qual são ligados os demais órgãos executivos da gestão superior;
Pró-Reitoria de Administração (ProAd);
Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE);
Pró-Reitoria de Extensão (ProEx);
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe);
Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad);
Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq); e
Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG).


Órgãos Executivos Intermediários:

No nível intermediário da UFSCar estão as diretorias dos centros e das unidades multidisciplinares, não subordinadas aos centros. Em cada centro há um órgão colegiado denominado Conselho de Centro e um órgão executivo denominado Diretoria de Centro. A UFSCar possui oito centros, divididos em quatro campi.

Campos São Carlos
Centro de Ciências Exatas e de Tecnologias (CCET)
Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

Campos Araras
Centro de Ciências Agrárias (CCA)

Campus Sorocaba
Centro de Ciências e Tecnologias para Sustentabilidade (CCTS)
Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB)
Centro de Ciências em Gestão e Tecnologias (CCGT) 

Campus Lagoa do Sino
Centro de Ciências da Natureza (CCN)


Órgãos Executivos de Base:
No nível de base, cada unidade constitutiva possui um órgão colegiado deliberativo e um órgão executivo correspondente, conforme o quadro a seguir.

Unidade Constitutiva Órgão Deliberativo Órgão Executivo
Departamento Conselho Departamental Chefia do Departamento
Curso de Graduação Conselho de Coordenação Coordenação de Curso
Programa de Pós-Graduação Comissão do Programa de Pós-Graduação Coordenação do Programa de Pós-Graduação


Os colegiados dessas unidades, vinculadas aos Centros, são considerados órgãos colegiados de base e possuem relação com a estrutura acadêmica. As coordenações dos cinco cursos na modalidade a distância, são vinculadas diretamente à Secretaria Geral de Ensino a Distância (SEaD). A seguir, apresenta-se outras unidades administrativas.

Órgãos de Apoio Administrativo
Órgãos de Apoio Acadêmico
Órgãos de Apoio Complementar
Comissões Permanentes
Unidades Multidisciplinares
Unidades Acadêmicas
As unidades acadêmicas da UFSCar são os Departamentos, os Cursos de Graduação e os Programas de Pós-Graduação, que estão distribuídos nos oito centros da Instituição.
Campus Centro Departamento Cursos de Graduação Programas de Pós-Graduação
São Carlos   CCBS 13 11 11
CCET 11 16 14
CECH 10 13 15
Araras CCA 5 6 4
Sorocaba   CCHB 3 6 2
CCGT 4 4 3
CCTS 2 4 5
Lagoa do Sino CCN - 5 -
Total 8 48 65 54
Siglas
Nos últimos anos, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vem passando por grandes mudanças decorrentes da sua expansão, da organização multicampi, do processo de internacionalização e de outros fatores. Essas mudanças demandaram a atualização de suas estruturas administrativas e, consequentemente, a criação de novas unidades organizacionais além da adequação de suas nomenclaturas. Esse fato ocasionou algumas questões relativas às siglas da UFSCar, tais como siglas semelhantes para unidades diferentes e falta de padronização das convenções usadas. Em busca de solução para tais questões, foi designada comissão (Portaria GR Nº 203, de 06 de maio de 2013) que reuniu um conjunto de fontes para formular parâmetros para a constituição e adequação das siglas e nomenclaturas para a UFSCar.  A seguir, são apresentadas as regras para composição e aplicação das siglas de unidades organizacionais administrativas e acadêmicas, dos órgãos colegiados consultivos e deliberativos, bem como dos cursos da UFSCar, aprovadas pelo Conselho de Administração (CoAd), e também listas com nomes e siglas oficiais (que são atualizadas periodicamente).
Organogramas
O organograma é um importante instrumento de visualização da estrutura institucional. A análise da série histórica demonstra a evolução da UFSCar ao longo do tempo. Cada organograma apresentado abaixo (exceto o do ano corrente) foi organizado com as informações de dezembro do ano correspondente, assim inclui todas as unidades criadas no exercício em questão.
  • Organograma Interativo (Março/2018)
  • Organograma Completo (Março/2018)