UFSCar adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)

A UFSCar recebeu o selo de adesão e participação do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), iniciativa colaborativa que busca mobilizar instituições de controle, suas redes e gestores públicos em uma estratégia integrada de combate à corrupção.
O PNPC é uma ação conjunta do Tribunal de Contas da União (TCU) e das Redes de Controle da Gestão Pública, representadas por sua Secretaria Executiva, com apoio da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). O programa visa fomentar a adoção de práticas de integridade pelas organizações públicas brasileiras, nas três esferas e Poderes, contribuindo para a redução da exposição a fraudes e atos de corrupção.
Ao participar da autoavaliação por meio do sistema e-Prevenção, a UFSCar reafirma seu compromisso com a sociedade e com o aperfeiçoamento contínuo de boas práticas de prevenção, detecção, investigação, correção, monitoramento e transparência.
O sistema e-Prevenção é uma ferramenta que permite às instituições públicas avaliar suas práticas de integridade e receber sugestões para seu aprimoramento. É importante ressaltar que toda organização está sujeita à ação de pessoas dispostas a cometer ilícitos, razão pela qual é fundamental investir em medidas que reduzam vulnerabilidades e assegurem a tomada de decisões em ambiente ético e íntegro. O ideal é que as instituições públicas alcancem um nível aceitável de suscetibilidade, demonstrando alinhamento com as melhores práticas e reduzindo a probabilidade de ocorrências corruptivas.
Saiba mais em matéria publicada no Portal da UFSCar [link externo].