A UFSCar alcançou, em 2025, seu melhor desempenho no THE Impact Rankings, que avalia o compromisso com os ODS da ONU
A UFSCar alcançou, em 2025, seu melhor desempenho no THE Impact Rankings, avaliação internacional promovida pela revista britânica Times Higher Education (THE), que mede o impacto social e ambiental das universidades com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Para participar do ranking, as universidades encaminham evidências e dados quantitativos e qualitativos sobre ações institucionais relacionadas aos ODS. As informações incluem políticas, programas, indicadores de desempenho, práticas de gestão, extensão, ensino, pesquisa e inovação, demonstrando o compromisso das instituições com o desenvolvimento sustentável em suas diversas dimensões.
Neste ano, a Universidade foi classificada na faixa 601–800 entre 2.526 instituições de ensino superior avaliadas em todo o mundo — o maior número de participantes já registrado. Também obteve sua maior pontuação geral desde 2022, ano de sua estreia no ranking, com 66 pontos de um total de 100.
Entre os destaques, a UFSCar manteve sua posição na faixa 201–300 no ODS 2 (Fome Zero), com ênfase em ações de combate à insegurança alimentar estudantil, como a oferta de refeições saudáveis, sustentáveis e inclusivas nos restaurantes universitários — uma importante ação de apoio à permanência estudantil.
A Universidade também alcançou, pela primeira vez, posições de destaque nos ODS 7 (Energia limpa e acessível) e ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), ambos na faixa 101-200. Com isso, posicionou-se entre as cinco instituições brasileiras mais bem classificadas no ODS 7 e entre as seis primeiras no ODS 9.
Na dimensão da pesquisa, os avanços também foram expressivos. A UFSCar obteve 98,4 pontos no ODS 9, 84,7 no ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e 71,7 no ODS 5 (Igualdade de gênero), evidenciando uma produção científica de excelência, articulada com os desafios da Agenda 2030 da ONU.
Esses resultados reforçam o compromisso da UFSCar com a produção de conhecimento de excelência, socialmente referenciado e alinhado aos desafios globais da Agenda 2030 da ONU.
Na UFSCar, a coleta de informações para participação nos rankings é realizada pelo Grupo de Trabalho Rankings, vinculado à Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI). Em breve, será iniciada a coleta de dados para o THE Impact Rankings 2026, e a colaboração das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade será fundamental para garantir a qualidade e a abrangência das informações enviadas.