UFSCar atinge nota máxima no processo de recredenciamento

Entre 27 de fevereiro e 01 de março de 2023, a UFSCar recebeu a visita dos avaliadores do Inep prevista no processo de Recredenciamento Institucional.

No processo inciado em 2018, foram detalhadas as políticas de ensino, pesquisa e extensão; a gestão de pessoas; a gestão financeira; e a infraestrutura física e tecnológica institucionais. Os documentos que balizaram as informações da UFSCar foram O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Relatório de Autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Originalmente, a UFSCar receberia a visita em 2020. No entanto, devido à pandemia, o MEC determinou a paralisação de todos os atos regulatórios, o que atrasou o recredenciamento em três anos.

Em outubro de 2022, o Inep solicitou a revisão e atualização dos indicadores constantes no Formulário Eletrônico (FE), dentro do sistema e-MEC, para que o processo fosse reiniciado. A SPDI, com auxílio das Pró-Reitorias e Secretarias envolvidas no processo, realizou a atualização do FE.

A  SPDI, para a nova experiência de receber uma comissão avaliadora virtual, utilizou uma câmera e, com o auxílio de servidores da Prefeitura Universitária (PU) e da Secretaria Geral de Gestão do Espaço Físico (SeGEF), percorreu instalações tais como laboratórios, salas de aulas, biblioteca, complexo esportivo e unidades administrativas, totalizando 8 horas de visita pela infraestrutura do campus.

O esforço coletivo de toda administração e do corpo de servidores foi recompensado com a manutenção do conceito 5, nota máxima na avaliação do Inep. A notícia veiculada pela Reitoria pode ser acessada neste link – link externo.